10 de out. de 2011


Cuidados que devemos ter com as unhas .

Roer a unha, passar esmalte sem intervalos e usar acetona são três hábitos ruins para a saúde dessa camada de queratina que envolve os dedos das mãos e dos pés.
A função das unhas na espécie humana é facilitar a manipulação de objetos. Em outros animais, elas têm a forma de garras e servem para cavar ou segurar árvores e alimentos. Já os que apresentam cascos absorvem melhor o impacto das patas e de todo o peso corporal.
Unhas vale este (Foto: Arte/G1)



Para deixar de roê-las, a pediatra disse que primeiro é preciso querer, e depois ela sugeriu passar um uma substância chamada aloína (com 3% de concentração), que tem gosto amargo. Há esmaltes que já contêm esse composto, mas também é possível solicitar o produto em uma farmácia de manipulação .
As unhas das mãos crescem cerca de 0,1 milímetro por dia, ou 3 mm por mês. Já as dos pés nascem mais lentamente – podem levar de 6 a 8 meses para se renovarem totalmente. Entre os homens, as unhas aumentam mais rápido que as das mulheres, principalmente durante o dia.
As unhas das crianças crescem bastante. Já nos idosos, demoram mais. E as da mão direita se desenvolvem mais rapidamente que as da esquerda. Na hora de cortar, faça um formato quadrado, que evita encravamentos, e evite tirar a cutícula, pois ela funciona como uma vedação. Para aparar as unhas do bebê, espere-o dormir ou tome muito cuidado se ele estiver acordado. A limpeza pode ser feita durante o banho.
Apesar da diversidade de cores que oferecem e de melhorarem a aparência das mulheres, os esmaltes precisam dar uma trégua pelo menos uma vez por semana, para que a região possa “respirar” e não fique tão ressecada. O inverno é um bom momento para fazer isso nos pés, já que as pessoas usam mais botas e sapatos fechados.
Segundo as especialistas, cores escuras não fortalecem as unhas, isso é mito. O que pode realmente deixá-las mais resistentes são vitaminas do complexo B, zinco e magnésio. Castanhas e grãos integrais também são recomendados.
Já uma alergia a esmaltes pode tornar os dedos amarelados. No frio, as unhas e os dedos tendem a ficar mais arroxeados por causa dos vasos sanguíneos que se fecham para reter calor.
Segundo a dermatologista, não é bom usar esmalte em crianças com menos de 12 anos de idade. Unhas postiças e acetona também são prejudiciais: a primeira porque abafa a unha verdadeira e a segunda porque retira a queratina e causa ressecamento.


Bom essas foram algumas informações que eu considerei valiosas . Espero que tenham gostado .


P.S: Grande parte das informações ( incluindo a foto ) foram tirados do programa "Bem Estar" da tv Globo .
4

4 comentários:

Isabela Godoy disse...

ooi Nessa >.< Muito legal você falar sobre isso... Minhas unhas quase não crescem, e quando crescem quebram em menos de 1 mês. Ai as vezes uma mão tá linda, e a outra, horrivel :s
Beijos,
http://tendencias-teens.blogspot.com/

Fernanda Zucolotto disse...

Adorei as dicas!
Obrigada pela ajuda e pela sua visita!
Parabéns pelo seu blog, ta lindo.

Beijos!
meianoiteequinze.blogspot.com

Erica Lima disse...

Eu tenho alergia a esmalte, se eu usar a pele do mão e a do rosto (principalmente) ficar ressecada. é horrível!
Nem sabia de muita coisa ae rsrs

http://garotasederivados.blogspot.com/

Erica Lima disse...

E minhas unhas quando esta frio ficam roxeadas O.O

http://garotasederivados.blogspot.com/